Voltar

Sobre planejamento de pesquisa - Classificação

Estudo descritivo estatístico (quantitativo) (SAMARA e BARROS, 2002, p. 30-31)


Fonte: http://www.wkozak.com/Digital%20Drawings%20GIF/
Statistics%20at%20Play%20Digital.gif

O estudo descritivo estatístico, ou pesquisa quantitativa, busca uma análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão Quanto? para cada objetivo do projeto de pesquisa que tenha adotado esta metodologia.

Logo, esses estudos devem ser ealizados a partir da elaboração de amostras da população (quantidade). Os resultados obtidos na amostra definida para o estudo podem ser extrapolados para determinada população.

Os resultados da pesquisa serão analisados e interpretados a partir de médias e percentuais das respostas obtidas.

Pode-se verificar, como exemplo de um estudo descritivo estatístico, a aceitação de um novo sabor de iogurte por adolescentes de 14 a 16 anos das classes A e B. O projeto de pesquisa que tenha esse objetivo seria realizado junto a uma amostra representativa do público-alvo desejado.

A aceitação de um novo sabor para o produto teria como base a análise quantitativa, numérica, do percentual de respondentes que afirmariam que têm preferência pelo novo sabor e intenção de consumo.

É a análise quantitativa que dará consistência ao estudo.


A pesquisa quantitativa
(SEBRAE, 2005, p. 26-28)

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa que trabalha com indicadores numéricos e segue critérios estatísticos.

Essa pesquisa é apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências, estimar o potencial ou volume de vendas de um negócio e para medir o tamanho e a importância de segmentos de mercado.

Para a sua correta aplicação, é necessário que se determine o perfil do público-alvo a ser pesquisado e o tamanho relativo a esse público.

Após a definição do método de pesquisa a ser realizado, é necessário definir os seus meios de aplicação.

O meio de aplicação de uma pesquisa corresponde à forma pela qual se vai aplicar um questionário. Existem diversas maneiras de aplicação: entrevistas pessoais, correspondência, telefone, e-mail.