Voltar

Sobre planejamento de pesquisa - Classificação

Estudos experimentais ou causais

O que é?

Os estudos experimentais procuram estabelecer uma relação de causa e efeito entre variáveis em estudo de forma prática. São conclusões que dificilmente poderão ser obtidas por estudos exploratórios ou descritivos.

Estes estudos vêm sendo cada vez mais utilizados em pesquisa de marketing, no entanto sua aplicabilidade prática é de alto custo e seus resultados difíceis de serem obtidos com a exatidão desejada, para evidenciar causalidades. (SAMARA e BARROS, 2002, p. 61)

Fonte:http://www.fisica-potierj.pro.br/poligrafos/leis_newton3.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Malhotra (2001, p. 113) apresenta o seguinte exemplo:

 

 

Projeto de fidelização da loja de departamentos

Um pesquisador deseja determinar se a presença e a solicitude de vendedores (variável causal) irá influenciar nas vendas de utilidades domésticas (variável efeito).

Pode ser formulada uma concepção causal na qual 2 grupos de departamentos de utilidades domésticas de uma determinada cadeia, comparáveis em todos os outros aspectos, sejam selecionados.

Durante 4 semanas, vendedores treinados são designados para apenas um dos departamentos. As vendas são monitoradas para ambos os grupos, enquanto as outras variáveis são controladas. Uma comparação entre as vendas dos 2 grupos irá revelar o efeito dos vendedores sobre as vendas.

Pode-se também selecionar apenas um grupo de departamento de utilidades domésticas e efetuar essa experimentação para 2 períodos comparáveis: vendedores presentes em um período e ausentes em outro.