Sobre sistemas de informação

Voltar

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

STP

Sistemas de Processamento de Transação

Principais transações organizacionais: compras, faturamento, folhas de pagamento etc.

É normalmente computadorizado e estabelece o desempenho e resultados diários de rotinas necessárias na organização: entradas de ordens de venda, reserva de hotel, ordem de pagamentos, entrada de títulos no contas a pagar e receber etc.

 

SIG

Sistemas de Informação Gerenciais

Orientado quase exclusivamente para os eventos internos, não se preocupando muito com o meio ambiente ou com as variáveis externas.

Acessam, organizam, resumem e exibem informações para dar suporte à tomada de decisão rotineira nas áreas funcionais.

O SIG auxilia a fazer as coisas certas.

Utilizados para monitorar, planejar e controlar. P. ex: resumos com produção diária ou uso mensal e semanal da eletricidade, relatórios periódicos, comparação de desempenho em relação ao concorrente, estimativas de tendências de vendas futuras etc.

SAD

Sistemas de Apoio à Decisão

Oferecem suporte baseado em computador para decisões gerenciais complexas, não rotineiras onde a informação necessária para melhor decisão é difícil de se obter e de se usar. Atende às necessidades de nível estratégico da instituição.

O SAD auxilia a fazer a coisa certa, naquele momento. Sugere alternativas e dá suporte à tomada de decisão final.

Exemplo: um fabricante de automóveis tem que selecionar a melhr localização para construir suas novas instalações ou uma companhia de petróleo descobrir o local idela para perfurar.

Podem utilizar as informações geradas pelos STPs ou SIGs.

Sistemas Inteligentes e Sistemas Especialistas 

Sistemas de computadores que assumem as características da inteligência humana.

Sistemas de visão permitem aos robôs e outros dispositivos ter a “visão”e armazenar e processar imagens visuais. Sistemas de processamento da linguagem natural envolvem a capacidade dso computadores de entenderem e atuarem sob comandos verbais.

Os sistemas especialistas conferem ao computador a capacidade de sugerir e agir como uma especialista num campo em particular. Permitem que as organizações armazenem e usem o conhecimento de peritos e especialistas.

Exemplo: executar diagnósticos médicos, localizar possíveis reparos  de problemas, desenvolver planos de marketing para um novo produto.

 

Sistemas de Automação de Escritórios e

 

Sistemas de automação de escritórios oferecem suporte à funcionários administrativos no processamento dos dados. São as secretárias, contadores, arquivistas ou gerentes cujo principal trabalho é usar, manipular ou disseminar as informações.

Manipulam e gerenciam documentos (por meio de processadores de texto, editores de imagens), programação (agendas eletrônicas) e comunicação (correio eletrônico ou videoconferência).

 

Sistemas de trabalhadores do conhecimento

Sistemas de trabalhadores do conhecimento auxiliam aos funcionários na criação de novos conhecimentos e informações. Utilizam estações de trabalhos de projeto cientifico ou engenharia. Oferecem suporte à criação, coleta, organização, integração e disseminação do conhecimento de uma organização.

 

 

Os vários tipos de sistemas tem interdependências.

 

OS SPTs são os maiores produtores de informações que são requisitadas por outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas.